segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Frei Ribamar e os neocomungantes, do Projeto Catequese na Escola, do SESI
Na manhã do último sábado (08), os familiares, amigos e funcionários participaram da Missa de Primeira Eucaristia, realizada no auditório do SESI, onde 36 crianças da própria escola participaram pela primeira vez da Ceia Eucarística.
Renovação das promessas batismais

Frei Ribamar Cardoso presidiu a celebração, que iniciou-se às 08:00h da manhã. O acontecimento deu-se através do Projeto Catequese na Escola, que visa dar formação cristã a seus alunos, e prepara para a Primeira Comunhão. A Paróquia de Sant'Ana está inserida no projeto, dando suporte necessário para a realização da Missa, que desde o início se deu no território Paroquial. Já as catequistas são da Paróquia Santa Terezinha e acompanham durante todo o período de preparação essas crianças.

Em sua homilia, Frei Ribamar foi enfático ao afirmar que os pais são os primeiros catequistas e que a família tem responsabilidade sobre a formação cristã de cada um deles. Muitas das vezes - segundo ele, - alguns pais transferem para a escola essa tarefa, por causa do tempo, das diversas atividades que são realizadas, do desejo de formação puramente profissional, enche-os de todo tipo de presente, e a parte mais importante - o ser família - é esquecida. Também cobrou a participação da família nas celebrações das comunidades e o acompanhamento dessas crianças. A fala do sacerdote tocou muitas pessoas, que emocionaram-se ao ouvi-lo falar. Ao final, deu uma mensagem positiva às famílias, incentivando-as a manterem firmes os seus vínculos.
Frei Ribamar recebe das mãos de uma crianças a placa
em agradecimento ao apoio que deu ao projeto

Ao final da celebração, toda a Assembléia foi convidada a cantar parabéns a Frei Ribamar, que na ocasião aniversariava. Logo após, aqueles que participaram mais diretamente do Projeto - o próprio sacerdote, Lourival Albuquerque - coordenador da catequese da Paróquia de Sant'Ana, as catequistas da Paróquia Santa Teresinha Morgana Viana Costa e Klebyanne Silva Matos, a coordenadora do projeto, Erotildes Oliveira e Magna Nascimento, diretora do SESI, foram homenageados com a entrega de uma placa em agradecimento ao trabalho realizado. Os agradecimentos também foram estendidos ao Bispo Diocesano, que embora não tenha participado do evento, apoia o projeto.

Após todos os agradecimentos, o SESI promoveu um café da manhã aos participantes.

Fotografia: Lourival Albuquerque

Escrever algo sobre você aqui!

0 comentários: