Diocese de Bacabal encontra-se para a 2ª Romaria Diocesana das Famílias

Enviado por Pascom Santana' em 13:46:00 com Nenhum comentário
A Igreja no Brasil iniciou, neste domingo (13) a Semana Nacional da Família, que chegou à sua 26ª edição. O tema escolhido para este ano é “Família, uma luz para a vida em sociedade”.

Para marcar a data, a Diocese de Bacabal, através da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar e com a participação das paróquias, comunidades, grupos, pastorais e movimentos, realizou a 2ª Romaria Diocesana das Famílias neste último sábado (12).

O evento foi sediado em Bacabal e contou com a presença de caravanas de diversos municípios desta Igreja Particular, que foram acolhidas à tarde pelas três paróquias da cidade - Sant'Ana e São Joaquim, São Francisco das Chagas e Santa Teresinha. Desses três pontos, partiram em caminhada em direção à Praça Firmino Neto, onde encontraram-se para dar início à grande caminhada rumo à Igreja Porta Aberta, que abriga a padroeira da Diocese de Bacabal, Nossa Senhora da Conceição, dando assim um caráter mariano na romaria no ano em que também celebra-se os 300 anos da imagem de Aparecida. 

Com faixas, cartazes, cantos e orações milhares de pessoas chegaram ao local da celebração, que foi presidida pelo bispo Dom Armando Martín Gutierrez e concelebrada por outros padres e diáconos. No início de sua reflexão, o prelado direcionou às famílias palavras de ânimo tomando como referência o Evangelho do dia. "Não tenham medo! Esta é a mensagem do Evangelho de hoje... Jesus dirige essas palavras aos discípulos amedrontados pelas tormentas e hoje, também a vocês, que representam todas as famílias da Diocese. O vento era contrário, e agitava a barca... Esse vento contrário à família é o que experimentamos hoje. Vemos como tudo parece que vai contra a família, desde as novas formas de famílias até a mentalidade tão individualista, tão egoísta, agressiva, sectária, desigual. Isso tudo contra a família, que é ambiente de comunhão, acolhida, respeito, integração, perdão, alegria, de misericórdia...", alertou. 

Vivendo o Ano Mariano, essa Romaria serviu também para que nossas famílias pudessem ser consagradas a Nossa Senhora. E Dom Armando, assim manifestou-se sobre isso:  "Se olhamos na Bíblia, quando Maria vai a uma família, tudo muda. Lembremos das passagens da Visita a Isabel, onde Maria leva a alegria, a força do Espírito Santo, o serviço; nas Bodas de Caná, Maria está presente e desde o começo aquela nova família enfrenta problema. Maria indica ali o que é necessário fazer: 'Fazei tudo o que Ele vos disser'. Com sua intercessão, a festa continua com o melhor vinho... Já no Cenáculo, antes da vinda do Espírito Santo, Maria está com a sua nova família - os apóstolos - que Jesus entregou a ela. Ela os fez mantê-los em oração, preparando o coração para esse momento forte". 

Ao final, o bispo agradeceu a participação de todos, indicando as iniciativas junto às famílias que devem ser realizadas mais especialmente nesse período. 

A Semana Nacional da Família teve origem em 1992 como resposta à necessidade de defesa e promoção da família, cujos valores, são agredidos sistematicamente na sociedade. 

A Semana Nacional realiza-se sempre a partir do segundo domingo de agosto, em sintonia com o Dia dos Pais. Trata-se de um momento forte no qual a Pastoral Familiar se articula com as demais pastorais da Igreja para evangelizar a família na globalidade dos seus aspectos e realidades. 

View post on imgur.com

View post on imgur.com

Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories: