Pastoral da Pessoa Idosa é implantada em nossa Paróquia

Enviado por Pascom Santana' em 17:04:00 com Nenhum comentário
A Igreja Católica destaca-se no mundo em levar a mensagem do Evangelho e por, através dessa mensagem, levar o alento a tantos irmãos e irmãs. Com isso, ninguém duvida de tratar-se da maior organização caritativa do planeta.

Como parte dessa obra tão generosa, iniciou-se como um grande projeto da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), no ano de 1993, através de um encontro providencial entre duas pessoas sonhadoras: Dra. Zilda Arns Neumann – Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança, e Dr. João Batista Lima Filho – Médico geriatra e, na época, Presidente da SBGG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, seção Paraná.

Após um longo período de luta e grandes desafios, em fevereiro  de 2005 foi formada a equipe de capacitação nacional composta por 12 pessoas de todas as regiões do Brasil. Essa equipe é responsável pela formação e acompanhamento das equipes de multiplicadores. Reunidos de 19 a 22 de fevereiro, em Curitiba, prepararam o roteiro da Capacitação Básica da Pastoral da Pessoa Idosa e assumiram a responsabilidade de capacitar multiplicadores para os Estados e Dioceses do Brasil.

Este ano, o projeto de acolher e cuidar de tantos idosos de nossa Paróquia tornou-se realidade através do trabalho de Padre Ribamar.  Com o auxílio de Irmã Claudinéia (SAM), foram realizados no período de 10 e 11 de junho e 29 e 30 de julho, as capacitações necessárias para que o projeto saia do papel. Ao todo, foram capacitados 17 pessoas das nossas comunidades, que terão a partir de então a tarefa de acompanhar idosos em seus respectivos bairros, principalmente os mais fragilizados "levando  ternura e o afeto de Deus", como explica a religiosa responsável. Além disso, os membros deverão reunir-se mensalmente para debater assuntos relacionados ao trabalho e preencher Folha de Acompanhamento Domiciliar da Pessoa Idosa (FADOPI), onde constam informações úteis para o desenvolvimento do trabalho.

Padre Ribamar acompanhou o encontro e motivou os participantes a trabalhar intensamente neste projeto, tendo em vista a relevância até mesmo social. "Devemos levar até essas pessoas a presença reconfortante de Cristo", destacou o sacerdote.

Coordenação

Na ocasião deste último encontro (29 e 30), foi também eleita a Coordenação da Pastoral da Pessoa Idosa em nossa Paróquia, composta por três representantes que atuarão com o apoio do Padre Ribamar e da Irmã Claudinéia. Foram eles: Marinete (Bairro Pantanal), Zuza (Vila São João) e Carlinhos (Bairro Areal)

Confira algumas fotos do encontro:

Fotografia: Padre Ribamar