Igreja no Maranhão: Dioceses reúnem para trabalhar Catequese e Liturgia em Seminário

Enviado por Pascom Santana' em 15:28:00 com Nenhum comentário
Tendo em vista que "a Iniciação à Vida Cristã com seus tempos e fases, dá-se numa íntima relação entre Catequese e Liturgia" (cf. Itinerário Catequético), catequistas e pessoas ligadas à Liturgia de todo o Maranhão reuniram-se no CEFRAM para a realização de um Seminário sobre o tema.

O encontro iniciou-se na sexta-feira (01) e foi assessorado pelo Padre Thiago Faccini, que é especialista em Liturgia,Espaço Litúrgico e Arte Sacra; Pedagogo, autor da coleção de manuais de catequese “O Caminho”; e assessor do Setor de Espaço Litúrgico da Comissão Episcopal para Liturgia da CNBB. Ao longo do Seminário o sacerdote fez uma detalhada explanação sobre a relação intrínseca entre Catequese e Liturgia, mostrando como esses dois elementos em conjunto podem levar as pessoas a um encontro com Jesus.

Com o objetivo de capacitar melhor os agentes para esse projeto da Igreja no Brasil de melhor iniciar os cristãos, também foram esclarecidos como aplicar melhor o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos, além de ter sido apresentado todo um itinerário desenvolvido também para as crianças - batizadas ou não. 

Ao final do encontro, no domingo, as dioceses presentes tiveram a oportunidade de reunir-se para avaliar o encontro, assim como traçar os primeiros passos rumo a iniciativas conjuntas. A Coordenadora Regional de Catequese - Joana - agradeceu a participação de todos, convidando tantos os catequistas quanto os amantes da Liturgia a um trabalho mais proveitoso, que desse um novo rosto à Igreja. 

O Seminário de Catequese e Liturgia foi organizado pelo Regional Nordeste V, que abrange as 12 dioceses do Maranhão. Lá tiveram representadas 11, com número de participantes a saber: Balsas: 6; Bacabal: 11; Brejo: 5; Carolina: 2; Caxias: 2; Coroatá: 2; Grajaú: 7; Imperatriz: 18; Pinheiro: 4; São Luis: 12; Viana: 5.

Das três Paróquias de Bacabal, a Paróquia Sant'Ana e São Joaquim enviou dois representantes: Lourival Albuquerque e Lucilene Cruz. 

O encontro finalizou-se ao meio dia, com a bênção dada por Dom Armando Martín Gutierrez, bispo de Bacabal. 
Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories: