Diocese reúne-se para apresentar subsídio e formular Projeto de Iniciação à Vida Cristã

Enviado por Pascom Santana' em 11:22:00 com Nenhum comentário
Membros de diversas pastorais e catequistas de nossa Diocese reuniram-se neste final de semana (29-30/09 e 01/10) em Lago da Pedra-MA para aprofundar e iniciar a elaboração do Projeto de Iniciação à Vida Cristã.

O encontro foi assessorado por José Roberto e iniciou-se sexta-feira à noite com a presença de representantes de grupos, pastorais, movimentos, diáconos, religiosas e sacerdotes e propôs primeiramente uma reflexão sobre a temática que tornou-se projeto para a Igreja no Brasil a partir das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-215 e reforçadas para 2015-2019. Além disso, o documento 107 - “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários” -, aprovado pela 55ª Assembleia Geral da CNBB e lançado recentemente, serviu de base para todas as discussões. 

Já durante o sábado, a tarefa proposta durante todo o dia foi o ápice, já que tratou-se da construção do Projeto Diocesano de Iniciação à Vida Cristã, que permeará todo o processo em nossa Igreja Particular e deverá servir de modelo para todas as atividades que envolverem os três principais sacramentos: Batismo, Crisma e Eucaristia, em "um processo de passos de aproximação, mediante os quais a pessoa aprende e se deixa envolver pelo mistério amoroso do Pai, pelo Filho, no Santo Espírito. Ela desperta para novas relações e ações, transformando a vida no campo pessoal, comunitário e social. Essa verdadeira transformação se expressa através de símbolos, ritos, celebrações, tempos e etapas", como pede o documento. Durante os trabalhos em equipes, textos foram construídos, discutidos e aprovados, um passo para que seja novamente apreciado pela Assembleia Diocesana de Pastoral, em novembro desse ano, até tornar-se palpável e eficaz, envolvendo agora não somente a Catequese, mas todas as pastorais. 

Subsídio para o Batismo de Crianças

Outro ponto importante a ser destacado é a apresentação do subsídio "Batismo: Anúncio, Preparação e Celebração", elaborado pela Diocese de Bacabal, já trabalhando a metodologia de inspiração catecumenal. Trata-se de um livro destinado aos agentes que auxiliarão na preparação de pais e padrinhos para o Batismo de crianças, que busca superar o atual modelo de preparação e celebração, passando para um caminho de encontro pessoal com Jesus Cristo. Na oportunidade, todos os participantes receberam o material, que deverão estudar em suas paróquias e comunidades, a fim de aperfeiçoar e após um período, publicá-lo de forma definitiva. 

O Bispo Diocesano esteve presente e reforçou a tarefa de cada um dos participantes do Seminário de tornarem-se multiplicadores desta boa nova, colaborando cada vez mais para que nossas comunidades tornem-se frutuosas. 

Presença da Paróquia Sant'Ana e São Joaquim

De nossa Paróquia participaram: Padre Ribamar (Pároco), Francisco e Cleciane (Catequistas e membros da Comissão Diocesana de Iniciação à Vida Cristã), Lourival (Catequista), Thiago (Pré-Diácono e Catequista), Romeriana (Catequista) e Elineuda (Coordenadora da Pastoral do Batismo).

Confira algumas fotos:

Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories: