Candidatos ao Diaconato Permanente são instituídos Leitores

Enviado por Pascom Santana' em 00:58:00 com Nenhum comentário
Mais um passo foi dado na vida dos 19 homens de nossa Diocese que estão à caminho do Diaconato Permanente. Em uma cerimônia realizada na Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Porta Aberta), os mesmos foram instituídos Leitores.

A data escolhida foi o dia de Santo Estêvão, protomártir da nossa Igreja e padroeiro dos Diáconos.  Segundo a tradição da Igreja, a partir desta cerimônia os candidatos ao Diaconato Permanente estão aptos para a leitura da Palavra de Deus durante a Liturgia, tornando-se, assim, leitores ou proclamadores das Sagradas Escrituras. O leitorato é um ministério de serviço concedido pelo bispo diocesano, e desenvolvido por membros (leigos ou não) da comunidade de fiéis, devidamente preparados e escolhidos para uma participação mais atuante nas celebrações litúrgicas através da leitura bíblica.

Em sua homilia, Dom Armando ressaltou a importância do Ministério, ressaltando que não trata-se de uma honraria, mas de um serviço que deve ser bem desenvolvido para melhor servir ao Reino de Deus.

Após o Rito de entrega do Livro Sagrado contendo as Escrituras, também os Diáconos Permanentes já ordenados renovaram seu compromisso perante toda a comunidade.

Ao final da celebração, Zizi e Evanda acolheram os presentes em nome de Padre Ribamar e agradeceu o trabalho de Irmã Isis, coordenadora da Escola Diaconal Santo Estêvão e que foi transferida para São Paulo, partindo em breve.

Estiveram presentes e concelebrando os sacerdotes: Frei Osmar (Paróquia São Francisco das Chagas / Bacabal-MA), Frei Ivaldo (Paróquia Sant'Ana e São Joaquim  / Bacabal-MA), Padre Lauro Henrique (Paróquia Catedral de Santa Teresinha / Bacabal-MA), Padre Claudinho (Paróquia Catedral de Santa Teresinha / Bacabal-MA), Padre Alberto (Paróquia São Francisco de Assis / Lago Verde) e Padre Antonio Ribeiro (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro / Lima Campos-MA).

Candidatos ao Diaconato Permanente em nossa Paróquia

Como candidatos ao Diaconato Permanente e que foram instituídos leitores, temos: Francisco Oliveira / Zizi (Matriz), Francisco (Matriz), Marcondes (Matriz) e Thiago (Comunidade Santo Antonio).

Confira algumas fotos:
Fotografia: Lourival Albuquerque