14º Intereclesial das CEB's terá representantividade de todas as Dioceses do Maranhão

Enviado por Pascom Santana' em 01:03:00 com Nenhum comentário
Acontecerá entre os dias 23 e 27 de janeiro, em Londrina-PR, o 14º Intereclesial das CEBs.  Para este ano, o tema a ser refletido é: “CEBs e os desafios no mundo urbano”e lema“Eu ouvi os clamores do meu povo e desci para libertá-los” (Ex 3,7).

O Intereclesial é sempre um momento bonito e importante da Igreja do Brasil, e este ano de 2018, será um ano especial, porque comemora-se os 50 anos da Conferência de Medellín, Colômbia, no ano de 1968, onde os bispos viram a realidade da Igreja e da sociedade na America Latina, e então adotaram para a Igreja do continente da América Latina, esse “novo jeito de ser Igreja” que é as Comunidade Eclesiais de Base.

Para o 14º Intereclesial das CEBs,delegados de todo o Brasil e também de Países da América se mobilizam para juntos celebrarem a diversidade cultural e a beleza de viver o Evangelho.

Só do Estado do Maranhão, que fica localizado região nordeste do Brasil, 100 delegados representantes das 12 Dioceses do Regional irão participar deste momento bonito de partilha da vida, fé e esperança das diversas comunidades espalhadas por todo o Brasil.

Segundo Martha Bispo, coordenadora das CEBs no Maranhão, há dois anos o regional vem se preparando para este grande momento.  Afirma ainda, que foram realizados quatro encontros com representantes das doze Dioceses do Regional e o Catorzinho com todos os delegados que irão participar do 14ª Intereclesial em Londrina-PR.

Ainda de acordo com Martha Bispo, as expectativas “é de que ao final do encontro os participantes possam retornar às suas bases mais fortalecidas na vivência das CEBs para responder aos desafios do mundo urbano”.

As CEBs é um novo modelo eclesial, aonde há mais participação dos leigos, reconhecimento do papel e protagonismo da mulher, permitindo assim outra concepção ministerial frente aos atuais desafios da globalização com engajamento político e as diferentes formas de inter-relacionamento social.

Dom Enemésio Ângelo Lazzaris, Bispo da Diocese de Balsas – MA e Presidente Nacional da Comissão Pastoral da Terra – CPT, lembra que até pouco tempo as CEBs eram voltada para as comunidades rurais, porém com o crescimento do êxodo rural, onde levou grande parte da população que habitava no campo à migrarem para as grandes cidades, é necessário rever a atuação das CEBs, por isso o tema “CEBs e os desafios do mundo urbano”.O mesmo ressalta ainda que,“o 14º Intereclesial das CEBs será um momento forte que vai ajudar as lideranças (da Igreja) a assumirem mais uma vez esse Jeito Novo de Ser Igreja, esse Jeito Diferente da Igreja Ser”.

Os Encontros dos Intereclesiais foram fundamentais para se pensar a eclesiologia vindo das bases às CEBs na linha de redes de comunidades. E organizar a Igreja em redes de comunidades, significa atualizar a compreensão eclesial tornando-a flexível, dialógica e ministerial.

Por Eneas  Silva. Comunicação CEBs do Brasil Regional NE 5
Categories: