"Fraternidade e Superação da Violência": Campanha da Fraternidade 2018 será aberta oficialmente neste sábado (17)

Enviado por Pascom Santana' em 00:14:00 com Nenhum comentário
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil lançou no último dia 14 - Quarta Feira de Cinzas,  a Campanha da Fraternidade (CF) 2018. Esse ano, o tema abordado pela igreja católica, "Fraternidade e Superação da Violência", aborda uma preocupação dos moradores de Bacabal: o aumento da criminalidade na cidade.

Através das diversas mídias que temos à disposição da sociedade, incluindo os aplicativos como whatsapp, os blogs, sites, canais televisões, entre outros, temos uma dimensão de quanto a violência tem tomado conta da nossa sociedade, ceifado vidas inocentes - principalmente de jovens. Tendo em vista, tudo isso, a Igreja propõe para neste ano essa reflexão. E não somente alto teórico, mas que cada cristão comprometa-se a buscar o combate à violência e ser instrumento de paz e justiça.

O número de homicídios no Maranhão cresceu 209,4% em dez anos, de acordo com informações do Atlas da Violência 2016, estudo desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica aplicada (IPEA) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FPSP). O levantamento também apontou que os 59,6 mil assassinatos ocorridos no Brasil representam 10% dos homicídios no mundo.

No Brasil, seis estados aparecem com evolução na taxa de homicídios superior a 100%. Todos eles pertencem à região nordeste. Depois do Rio Grande do Norte, que teve aumento da violência por homicídio de 360,8% em 10 anos, aparece o Maranhão.

Em nossa cidade de Bacabal não temos conhecimento de levantamentos estatísticos desta natureza. O que temos é a sensação cada vez maior de impunidade, de insegurança e de falta de políticas públicas efetivas no combate a este mal.

Lançamento em Bacabal

Com objetivo de “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência", a Diocese de Bacabal lançará oficialmente a Campanha da Fraternidade 2018.

O evento que marcará este momento forte do tempo quaresmal será na Matriz de Sant'Ana e São Joaquim, neste sábado (17), a partir das 18:00h. Na ocasião, estarão presentes Dom Armando - bispo diocesano, o clero da cidade e das cidades vizinhas, além de autoridades e o povo em geral.

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Seu objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).