Paróquia Sant'Ana e São Joaquim contará com a colaboração de novos Ministros Extraordinários da Eucaristia, Palavra e Exéquias

Enviado por Pascom Santana' em 11:52:00 com Nenhum comentário
Distribuir a Comunhão Eucarística na Missa e Celebrações da Palavra; Levar Jesus Eucarístico aos enfermos, idosos, aos que não podem ir recebê-lo junto da comunidade reunida; Presidir a Celebração da Palavra; Promover, coordenar e animar as adorações a Jesus na Eucaristia, para que sejam frutuosas aos participantes; Evangelizar sobre a Eucaristia através de uma Catequese, onde ressalte a verdade sobre a presença real de Jesus neste Sacramento; Cuidar das coisas ligadas à Jesus Eucarístico: Capela do Santíssimo, Sacrário, âmbulas, cálices, altar, ornamentação, etc... Estar sempre atento para que tudo esteja ordem, bem feito e bem cuidado...

Essas são algumas das tarefas que leigos e leigas de nossa Paróquia passarão a assumir a partir do próximo dia 25 de fevereiro, quando receberão provisões para os Ministérios da Eucaristia, da Palavra e das Exéquias. A celebração acontecerá na Matriz a partir das 19:00h e deverá contar com a presença de todas as forças vivas de nossas comunidades.

Como parte do itinerário formativo, que começou em agosto de 2017, no último domingo os candidatos participaram de um retiro no salão paroquial da Matriz, com início às 08:00h e término ao meio dia. Sob a orientação de Padre Thiago, os participantes refletiram sobre os aspectos humano, pastoral e missionário da Eucaristia; além de estudarem sobre as relações humanas, com Fontineles. Na oportunidade, também puderam tirar dúvidas sobre o trabalho a ser realizado. 

O orientador espiritual da equipe de Ministros Extraordinários reforçou no encontro a seriedade que requer o trabalho desses leigos, realçando o caráter missionário destes, que deverão sempre estar dispostos a levar a Eucaristia aos doentes pelo menos duas vezes ao mês. "Não deverá haver nenhum Ministro que não realize essas visitas, conforme disponibilidade", alertou. 

O ponto culminante e final do encontro foi um momento de adoração eucarística, fonte e ápice da espiritualidade do ministro. Um momento forte de comunhão com Deus e que serviu também para reforçar o chamado a este trabalho tão significativo em nossas comunidades. 
Ao todo, 32 novos agentes receberão o encargo.

Ministros Extraordinários que já exercem o serviço

Também na celebração, 40 Ministros da etapa anterior renovarão suas provisões, continuando o trabalho pastoral.

Confirma algumas fotos:
Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories: