Subsídio diocesano "Batismo: Preparação e Celebração" é estudado pelas paróquias de Bacabal

Enviado por Pascom Santana' em 12:11:00 com Nenhum comentário
As Paróquias Sant'Ana e São Joaquim, São Francisco e Santa Teresinha reuniram-se no último sábado (24) para conhecer melhor o subsídio que será utilizado pela Diocese de Bacabal para a preparação e celebração do Batismo de crianças.

Membros da equipe da Comissão de Iniciação à Vida Cristã - Francisco Rocha, Cleciane Sousa e Lourival Albuquerque -  propiciaram este momento, que foi bem aproveitado e participado, levando os presentes a conhecerem melhor a metodologia que pretende-se ser implantada brevemente, levando não somente à uma unidade na preparação e celebração, como no conhecimento e aprofundamento do rito, no acompanhamento da família e do neófito e na posterior inserção dos mesmos na comunidade cristã. O novo modelo propõe-se a acompanhar o projeto da Igreja no Brasil em iniciar melhor os cristãos na fé, uma forma de levá-los a tornar-se de fato discípulos missionários de Jesus Cristo.

O modelo de preparação para o Batismo no Brasil encontra-se diversificado e fragmentado. Na própria diocese, o processo muda de acordo com a paróquia. Com esta metodologia mais adequada, os pais e padrinhos serão visitados e em suas próprias casas serão realizados momentos de encontro, de vivência dos símbolos e ritos; já na igreja, a família e o batizando serão acolhidos e lá receberá o Batismo, que é porta de entrada para os demais sacramentos. 

Um outro fator importante é que esse processo de preparação deverá contar com a colaboração de muitos agentes, o que fez com que para o encontro fossem chamados representantes de todas as comunidades, pastorais e movimentos, a fim que todos possam engajar-se nesse grande projeto. 

O subsídio está sendo estudado em outras foranias, conforme um calendário previamente programado. Ao final do encontro, foram também distribuídos exemplares do livro, que está em última fase de análise e correção. 


Fotografia: Francisco Rocha
Categories: