Semana Santa: Procissão leva fiéis a refletir o encontro doloroso entre Jesus e sua Mãe

Enviado por Pascom Santana' em 16:58:00 com Nenhum comentário
Tradicional na programação da Igreja Católica, a Procissão do Encontro, conforme registros bíblicos, marca o encontro da Virgem Maria com seu filho, Jesus Cristo, carregando a cruz no caminho do calvário, pelas ruas de Jerusalém, depois de ser flagelado, coroado com espinhos e condenado à morte por Pôncio Pilatos. 

Há três anos essa tradicional procissão que já ocorre em várias partes do Brasil e do mundo entrou no calendário da Semana Santa em nossa Forania, que abrange as paróquias Sant'Ana e São Joaquim, São Francisco das Chagas, Santa Teresinha e a Área Pastoral Virgem de Fátima. A noite desta terça-feira (27) foi marcada pela participação de homens e mulheres em pontos distintos da cidade - os homens, na Praça da Cohab I e as mulheres, na Catedral de Santa Teresinha -, seguido de uma caminhada até ponto comum onde acontece o encontro das imagens do Cristo e de sua mãe, a Virgem das Dores. 

Durante o percurso com cantos, orações e paradas, homens e mulheres refletiam as dores de ontem e de hoje, com muita fé e devoção. No local programado para finalizar a Procissão do Encontro, os participantes tiveram a oportunidade de meditar também o encontro dos leigos e leigas com Cristo, em uma encenação que trazia à reflexão o nosso papel - ou a omissão deste como cristãos - no mundo de hoje, através do trabalho pastoral, na comunicação, no trabalho e na política. "Para onde vai?", perguntavam sempre os personagens ao Crucificado, que respondia: "Vou ser crucificado outra vez...", desenvolvendo um diálogo com a participação de Nossa Senhora, convidando quem estava ali a entender que os leigos devem ter participação ativa na Igreja e na sociedade, buscando sempre o bem comum, como Cristo o quis, principalmente este ano em que a Igreja os chama a ser sal e luz.

A cerimônia finalizou-se com a bênção dada pelo bispo de Bacabal, Dom Armando, que destacou a importância desse nosso encontro com Jesus sempre acontecer quando também encontramos os nossos irmãos e irmãs, principalmente os que sofrem, ajudando-os a chegar também à Páscoa. 

Confira algumas fotos:
Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories: