"A Missão continua!": Paróquia vive e celebra o 4º Retiro das Santas Missões Populares

Enviado por Pascom Santana' em 16:17:00 com Nenhum comentário
Objetivando alimentar cada vez mais o espírito missionário do seu povo, a Paróquia Sant'Ana e São Joaquim realizou nos dias 13 a 15 de abril o 4º Retiro Paroquial das Santas Missões Populares, no salão da Matriz.

O encontro iniciou-se na sexta-feira, à noite e contou com a participação de missionários e missionárias de todas as comunidades, em um momento festivo e que alegrou e motivou ainda mais os participantes para a grande missão. Os primeiros momentos foram de acolhida por parte da coordenação e também do Padre Ribamar, que destacou a importância desse momento não só para a Paróquia, mas para a Diocese de Bacabal, já que faz parte do projeto de celebração do Jubileu de Ouro. "Todas as comunidades devem motivar-se para a Missão, assim como os grupos, pastorais e movimentos. Queremos uma Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco", disse ele.

Durante todo o sábado foram desenvolvidas atividades formativas, dando ênfase na temática do encontro "A missão continua", destacando-se atividades importantes no decorrer do processo desta etapa. Cristina, que auxilia na equipe de coordenação assessorou o encontro pela manhã. À tarde, Frei Ivaldo participou promovendo um estudo sobre o Evangelho de Marcos, o que foi muito bem aproveitado.
Um dos momentos mais bonitos e significativos do 4º Retiro foi a Vigília. Além de um momento de oração vivido pelos missionários, os mesmos receberam o anel de tucum. Este anel simboliza uma aliança de compromisso com Jesus, evangelizador por excelência do Pai; com os pobres e com a missão. "É um grande compromisso assumido por nós hoje", relembrou a coordenadora do Conselho Missionário Paroquial (COMIPA), Eunice Cândido.
Já o domingo iniciou-se com grande alegria e animação, tendo como ápice a celebração da Eucaristia, momento este utilizado por Padre Ribamar para refletir sobre o sentido da Missão. Após a Missa, de volta às atividades, um outro grande momento era aguardado por todos: o planejamento missionário para os próximos dois anos. Através de trabalho em grupos e votação, ficaram definidos os seguintes:

1. Trabalhar na valorização da juventude: aproximar mais os jovens da Igreja e inclui-los no processo das Santas Missões Populares; criar grupos, unificá-los e fortalecer os já existentes;
2. Dispor a Paróquia na realização da missão, incluindo grupos, pastorais e movimentos, realizando visitas permanentes, colocando em prática o que a Paróquia já propôs - Mutirão da Partilha -, assim como visitas a pessoas carentes, doentes nas casa e hospitais, idosos, convidando os irmãos à participação na comunidade, valorizando-o e incluindo-o;
3. Conhecer os documentos da Igreja, priorizando as formações para assim continuar a missão;
4. Implantar ou fortalecer a Infância e Adolescência Missionária (IAM)

Confira algumas fotos:
Fotografia: Lourival Albuquerque / Francisco Jane