Paróquia prepara-se para a implantação do Processo de Inspiração Catecumenal. Confira o calendário de formações!

Enviado por Pascom Santana' em 14:31:00 com Nenhum comentário
Em 2017 os bispos do Brasil, reunidos em assembleia, trabalharam o tema da Iniciação à Vida Cristã propondo o processo de inspiração catecumenal como modelo para a Igreja.

Nesses quase dois mil anos de missão, a Igreja foi tentando se adaptar as exigências de cada época, ora com mais eficácia, ora com parcos resultados. O catecumenato, processo catequético de iniciação dos primeiros séculos, foi uma maneira muito criativa encontrada para responder às urgências da época, tornando-se “verdadeira escola de fé”. Hoje ele é proposto pela Igreja como modelo, visto apresentar elementos muito importantes, que, adaptados à nossa realidade, podem contribuir eficazmente na elaboração de itinerários próprios para cada contexto, para repensarmos o processo evangelizador e catequético atual.

Apresentado na Assembleia de Pastoral, a Diocese acolheu esse processo como prioritário, levando as paróquias a investirem na formação dos agentes para sua implantação. Na Paróquia Sant'Ana e São Joaquim a temática já é trabalhada desde 2016 através da Escola Paroquial de Catequese, que reúne os agentes mensalmente para uma reflexão acerca do tema. Esse ano, a escola foi aberta a todas as pastorais, ampliando seu trabalho e fazendo com que todos conscientizem-se que a tarefa não é apenas da Pastoral Catequética, mas de toda a Igreja.

O início da escola deu-se em março, com o estudo do documento 107 da CNBB “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”. Este encontro deu-se durante a manhã do domingo (11/04), onde todos os catequistas - com o documento em mãos - puderam ler  texto, refletir, comentar e tirar dúvidas, partilhando experiências. A finalização da leitura e estudo deu-se nesta terça-feira (17).

Outra iniciativa foi o estudo desse mês, realizado no último dia 08, com o tema: "A oração no processo de inspiração catecumental". Na oportunidade, Padre Dener - que assessorará a Pastoral Catequética durante esse ano - falou aos catequistas, primeiramente agradecendo a disponibilidade de todos e expondo o desejo de melhor servir.

IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO
O processo de inspiração catecumenal será implantado e iniciado no Advento em toda a Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim.

CALENDÁRIO DE FORMAÇÕES

Os encontros de formação acontecem sempre no Salão Paroquial da Matriz, das 08:00h às 12:00h, conforme o seguinte cronograma:

- 18 DE MARÇO: Estudo do Documento 107 da CNBB: “Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários”
- 08 DE ABRIL: A Oração no Processo de Inspiração Catecumenal
- 06 DE MAIO: A Palavra de Deus e a Leitura Orante no Processo de Inspiração Catecumenal
- 17 DE JUNHO: A Liturgia no Processo de Inspiração Catecumenal
- JULHO (FÉRIAS)