Diocese de Bacabal celebra 50 anos de sua criação

Enviado por Pascom Santana' em 11:34:00 com Nenhum comentário
Cinquenta anos de história: foi para celebrar tantos feitos que uma multidão reuniu-se na Matriz de Sant'Ana e São Joaquim na última sexta-feira (22). 

Nesta data fez-se memória da criação da Diocese de Bacabal, através da bula de Paulo VI, Visibilis Natura, desmembrando-a da Arquidiocese de São Luis e da então Prelazia de Grajaú. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Armando e contou com a presença de sacerdotes de várias paróquias, diáconos, religiosos(as) e os fiéis. 

Logo no início, fez-se memória de todas as pessoas que fizeram parte desta história, de forma especial os bispos já falecidos, os sacerdotes, religiosos(as) e leigos. Enquanto seus nomes eram lidos, velas eram acesas e colocadas aos pés de uma cruz com um pano branco que lembra a vitória que os aguarda: Dom Armando lembrou os bispos; Frei Bernardo acendeu a vela fazendo memória dos frades já falecidos; Padre Railson lembrou os sacerdotes; o Diácono Benevaldo lembrou dos diáconos; Irmã Marinalva, os religiosos(as) e Guilhermina, os tantos mártires que deram suas vidas, principalmente durante as lutas da década de 70, quando muitos foram assassinados por fazendeiros e pistoleiros em nossa região. 

Dom Armando lembrou que esta história é feita de muitas pessoas, que através dos seus ministérios, de sua vida, permitiram que essa data fosse comemorada hoje. Seu amor por Jesus Cristo e pelo Reino eram constantemente renovadas pela Eucaristia, pela presença de Deus e pela vida em comunidade. Cada qual, a seu modo, contribui para que o Evangelho fosse anunciado.

Ao final da celebração, os jovens da Paróquia São Francisco das Chagas encenaram a história da Diocese, relembrando pontos marcantes através do teatro, o que chamou a atenção dos fiéis presentes e enfatizando o apostolado dos bispos. 
Esse momento de ação de graças foi finalizado com os agradecimentos de Dom Armando. Ao final, foi feito o convite para que todos pudessem apreciar uma exposição sobre a história da Diocese de Bacabal, realizada no Salão Paroquial da Matriz de Sant'Ana e São Joaquim. 

Confira algumas fotos da Missa.
Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories: