Diocese promove Seminário para construção do projeto de Iniciação à Vida Cristã

Enviado por Pascom Santana' em 21:46:00 com Nenhum comentário
Esse final de semana (dias 09 a 10) estiveram reunidos no Centro de Formação São José, em Lago da Pedra-MA representantes de grupos, pastorais e movimentos das paróquias da Diocese de Bacabal para o III Seminário de construção do projeto de Iniciação à Vida Cristã.

O objetivo do encontro foi de avaliar também os passos que já foram dados no processo de implantação da catequese de inspiração catecumenal. A comissão de IVC da Diocese, formada por representantes de várias paróquias e pastorais sob a coordenação de Padre Nilson Bezerra (referencial), Padre Ribamar (Coordenador diocesano de Pastoral), José Roberto Santos Sousa (assessor) e Sonhia Maria (coordenadora diocesana de Catequese) realizou nesses últimos anos o primeiro seminário de estudo do documento que trata da iniciação, realizado em Trizidela do Vale-MA; o segundo e este terceiro em Lago da Pedra-MA. Estes serviram também para construir em conjunto um projeto que norteará as ações da diocese principalmente quanto aos sacramentos do Batismo, Eucaristia e Confirmação. 

Com a dinâmica de trabalho em grupo, os participantes puderam ser protagonistas dessa construção discutindo, inserindo informações, sugestões e aprovando o texto, que também traz ações a serem realizadas ao longo desses próximos anos. 

O bispo diocesano Dom Armando participou do segundo dia do Seminário e apresentou os passos dados na Diocese neste sentido. Participante da última assembleia dos bispos, realizada em Aparecida-SP, o prelado tem procurando conscientizar todas as instâncias pastorais da importância de se promover uma adequada iniciação aos fiéis, já que esta é um caminho gradual e contínuo, envolvendo toda a Igreja no processo mistagógico da alegre revelação dos mistérios da fé, levando a uma opção pessoal pelo encontro com a Pessoa de Jesus Cristo. Segundo o bispo, subsídios estão sendo produzidos pela Cúria Diocesana para ajudar neste sentido. Outra ação importante será uma reunião com todos os padres da diocese em outubro, na qual será estudado o tema. Para que os futuros sacerdotes já estejam preparados para este novo tempo da Igreja, também os estudantes do Seminário Dom Pascásio em São Luis-MA já foram inseridos nesta reflexão com a realização de estudos e encontros deles com o próprio Dom Armando. O mesmo acontecerá com os diáconos e candidatos ao diaconato permanente, já que a disciplina Iniciação à Vida Cristã será acrescentada na grade curricular do curso. 

O encontro foi finalizado com a formação da coordenação da Escola de Formação para Leigos, que funcionará nos pólos Bacabal e Pedreiras, abrangendo os municípios da diocese mais próximos, a fim de inserir todos os agentes de pastorais, movimentos, comunidades neste processo que não diz respeito somente à catequese. 

Com mais essa etapa de colaboração dos agentes no projeto, a equipe de coordenação ficará responsável pela finalização.

PARTICIPAÇÃO DA PARÓQUIA SANT'ANA E SÃO JOAQUIM

A Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim foi representada por Lourival Albuquerque (Catequese), Cleciane Sousa e Francisco Rocha (Pastoral Familiar).

Confira algumas fotos do encontro:
Fotografia: Lourival Albuquerque
Categories: