Santo do povo: Comunidade Santo Antonio encerra o seu Festejo

Enviado por Pascom Santana' em 12:09:00 com Nenhum comentário
Com muita alegria, festa e fé a Comunidade Santo Antonio, do Bairro Ramal, encerrou na última quarta-feira (13) a sua trezena em honra a seu padroeiro.

A programação do último dia iniciou-se à noite, com a procissão luminosa da qual participaram centenas de devotos do santo português que viveu entre 1195 a 1231 e que é lembrado em todo o mundo, de forma particular no nordeste brasileiro.

Padre Ribamar presidiu a missa de encerramento no largo da Igreja, que foi iniciada com a entronização da imagem do padroeiro sob forte aplausos da assembleia. Na homilia, o pároco destacou os aspectos da vida de Santo Antonio, lembrando que os santos são como setas que nos direcionam à pessoa principal, que é Jesus Cristo e ressaltou que o exemplo do padroeiro da Comunidade serve para a vida de todos os cristãos.

Ao final da celebração, foi dada a bênção dos pães. A história do “Pão de Santo Antônio” remonta a um fato curioso que é assim narrado: “Antônio comovia-se tanto com a pobreza que, certa vez, distribuiu aos pobres todo o pão do convento em que vivia. O frade padeiro ficou em apuros, quando, na hora da refeição, percebeu que os frades não tinham o que comer: os pães tinham sido roubados”.

Atônito, foi contar ao santo o ocorrido. Este mandou que verificasse melhor o lugar em que os tinha deixado. O Irmão padeiro voltou estupefato e alegre: os cestos transbordavam de pão, tanto que foram distribuídos aos frades e aos pobres do convento.
Até hoje na devoção popular o “pãozinho de Santo Antônio” é colocado, pelos fiéis nos sacos de farinha, com a fé de que, assim, nunca lhes faltará o de que comer.

Ao final da Missa, todos permaneceram no largo da igreja para a parte social do festejo!

Confira algumas fotos:
Fotografia: Francisco Jane