Diocese de Bacabal acolherá restos mortais de Dom Pascásio, primeiro diocesano

Enviado por Pascom Santana' em 10:26:00 com Nenhum comentário
Bacabal receberá os restos mortais de Dom Frei Pascásio Rettler, primeiro bispo de Bacabal (MA) no dia 15 de setembro. O evento marcará o jubileu de 50 anos da diocese de Bacabal.

Atendendo a regras estabelecidas pela Igreja Católica e a um pedido do arcebispo de São Luís, Dom José Belisário, os restos mortais do religioso serão transladados no sábado (15) para a Igreja Porta Aberta, sede Episcopal do Bispo Diocesano de Bacabal. A cerimônia, rara na história da Igreja, envolverá autoridades religiosas, desde a exumação em Sorocaba (SP), onde atualmente se encontra o túmulo de Dom Pascásio, até Bacabal.

O bispo de Bacabal, Dom Armando, ressaltou a contribuição do primeiro bispo, Dom Frei Pascásio, para a diocese. “Dom Pascásio reorganizou e estruturou a diocese de Bacabal. Sua principal missão foi evangelizar. Ele se preocupou com a catequese da igreja. Esse momento é importante para nós, pois resgata a história da diocese de Bacabal”, ressaltou.

Em Bacabal, a expectativa para receber os restos mortais do bispo é grande. No dia 15 de setembro, às 16:00h, a comunidade católica da cidade acolherá os restos mortais de Dom Frei Pascásio Rettler, na Sé Catedral de Bacabal, e depois, percorrerá as principais ruas da cidade, chegando à Praça da Igreja Matriz São Francisco das Chagas, onde será celebrada missa solene dentro da programação do Festejo de São Francisco das Chagas. O bispo do Xingu no Pará, Dom João, presidirá a Eucaristia, ao lado do bispo diocesano Dom Armando, demais padres e diáconos da cidade.

No dia 16, às 07:00h da manhã os católicos sairão em caminhada rumo à Comunidade Nossa Senhora da Conceição (Porta Aberta), onde será celebrada a Missa às 08:00h.

DOM PASCÁSIO RETTLER, OFM (1915-2004)

Hermann Rettler nasceu em 26 de Janeiro de 1915, em Castrop-Rauxel, Alemanha. Seus pais o deram uma educação cristã sólida. No seu tempo de estudante começou a ter contato com os Franciscanos em Dortmund, onde nasceu sua vocação para a Vida Religiosa Franciscana e seu amor pelas missões.

Em 03 de maio de 1935 desembarcou no Brasil para continuar os estudos no Seminário São Luís de Tolosa, em Rio Negro-PR, onde permaneceu até 1936.
Em 19 de dezembro de 1936 foi admitido no noviciado franciscano, em Rodeio-SC, assumiu o nome de Frei Pascásio e em 20 de dezembro de 1937 fez sua primeira profissão dos votos religiosos.

Em 1938 iniciou os estudos de Filosofia, em Rodeio-SC e transferiu-se em 1939 para continuar os estudos filosóficos, em Curitiba-PR até 1940.

Aos 20 de dezembro de 1940 professou os votos perpétuos na Ordem Franciscana. Depois do estudo de teologia, em Petrópolis-RJ, recebeu a Ordenação diaconal em 30 de novembro de 1941 e a ordenação sacerdotal em 29 de novembro de 1942.

Desde então assumiu várias funções eclesiásticas:
• 1943-1947 – Vigário paroquial, em Forquilhinha-SC.
• 1948 – Reitor do Seminário S. Luís de Tolosa, em Rio Negro-PR.
• 1949 – Vigário paroquial, em Duque de Caxias-RJ.
• 1949-1956 – Residindo em Florianópolis-SC, integrava a Equipe de Missões Populares da Província Franciscana.
• 1957-1959 – Professor de Teologia Moral, em Petrópolis-RJ.
• 1960-1965 – Professor de Teologia Pastoral, no Convento Santo Antônio, Rio de Janeiro-RJ.
• Julho/1966-julho/1968 – Vigário Provincial, em São Paulo-SP.

Dom Pascásio Rettler foi nomeado pelo Papa Paulo VI, em 24 de julho de 1968 e sagrado Bispo aos 12 de setembro de 1968, com o lema “Ide e Ensinai”, na sua cidade natal, na Alemanha, pelo Cardel Lorenz Jaeger.

No dia 1º de Novembro daquele mesmo ano, dia de Todos os Santos, Dom Pascásio veio tomar posse da Diocese de Bacabal-MA, sendo recebido com muito carinho e alegria pelo povo da cidade.

Em 02 de Dezembro de 1989, Dom Pascásio renuncia ao governo pastoral da Diocese de Bacaba (22 anos à frente da Diocese ).

Pediu para servir como Capelão do Hospital “Dr. Francisco Ribeiro Arantes”, em Pirapitingüi, distrito de Itu-SP e em 18 de fevereiro de 1990 celebrou sua primeira missa como Capelão, atuando neste hospital assistindo os enfermos até abril de 2003 (quase 13 anos).

Devido a idade avançada (88 anos) e já com algumas dificuldades de saúde, em 26 de abril de 2003 veio residir na Fraternidade Bom Jesus dos Aflitos, em Sorocaba-SP.

A partir de janeiro de 2004 seu estado de saúde foi gradativamente se agravando, com sucessivas crises, alternando períodos de internação hospitalar e de retorno ao convento.

No dia 11 de setembro de 2004 foi internado na UTI do Hospital da UNIMED, em Sorocaba, com pneumonia e infecção grave nos pulmões. No dia seguinte, 12 de setembro, completou 36 anos como bispo.

Aos 89 anos de idade, Dom Frei Pascásio Rettler faleceu em Sorocaba, no dia 16 de setembro de 2004, por volta das 14h45.

Foi sepultado no jazigo franciscano de São Paulo.

Com informações da Diocese de Bacabal e do jornalista Abel Carvalho